Avançar para o conteúdo principal

Expressão e Educação Musical no Jardim de Infância | Aulas de Música em Anadia


Tendo em conta a especificidade da Expressão Musical, não nos limitamos a abordagens genéricas. Assim, tenta-se abrir portas para um caminho de aquisições auditivas, motoras e cognitivas rentabilizando e aprofundando o projeto da equipa pedagógica de cada Jardim-de-Infância. Neste sentido, as abordagens contemplam uma vertente eminentemente prática.

Seguindo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar no que concerne ao Domínio da Educação Artística, de forma mais específica e aprofundada no campo do Subdomínio da Música, tenta-se, através de diversas atividades, promover a prática do canto e a prática rítmica com instrumentos musicais e com o próprio corpo. O corpo será pois um meio privilegiado para a dramatização de canções e de textos musicados.

Os objetivos pelos quais orientamos a nossa ação têm por base as Metas de Aprendizagem e serão alcançados no trabalho a desenvolver em torno de conteúdos como: Ritmo, Melodia, Forma e Dinâmica.

Objetivos (tendo por base as Metas de Aprendizagem do Ministério da Educação):


Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação
Subdomínio: Interpretação e Comunicação

- utilizar a voz falada segundo diversas possibilidades expressivas relacionadas com a altura (agudo, grave), a intensidade (forte e fraco) e o ritmo da palavra (texto ritmado).
- reproduzir motivos rítmicos em métrica binária e ternária, em simultâneo com um modelo dado e em eco, utilizando a voz, o corpo e instrumentos de percussão.
- reproduzir motivos melódicos sem texto (onomatopeias e sílabas neutras) e com texto, associados a canções.
- cantar canções utilizando a memória, com controlo progressivo da melodia, da estrutura rítmica (pulsação e acentuação) e da respiração.
- interpretar canções de carácter diferente (de acordo com o texto, o ritmo ou a melodia) e em estilos diversos, controlando elementos expressivos de intensidade e de andamento (rápido, lento, em accelerando e em rallentando).
- utilizar percussão corporal e instrumentos musicais diversos para marcar a pulsação, a divisão e a acentuação do primeiro tempo do compasso (métricas binária e ternária) de canções e de obras musicais gravadas.
- tocar pequenos ostinatos rítmicos com diferentes combinações de sons curtos e longos (padrões rítmicos) em simultâneo com música gravada e como acompanhamento de canções, utilizando o corpo e instrumentos de percussão.
- sincronizar o movimento do corpo com a intensidade (dinâmicas forte e fraco) de uma canção ou obra musical gravada e adapta-se a mudanças de intensidade de forma súbita ou progressiva (dinâmicas em crescendo e em diminuendo).
- sincronizar o movimento do corpo com a pulsação regular (andamentos médio, rápido e lento) e a acentuação de compasso de uma canção ou obra musical gravada e adapta-se a mudanças de pulsação de forma súbita ou progressiva (andamentos em accelerando e rallentando).

Domínio: Expressão Musical - Desenvolvimento da Criatividade
Subdomínio: Criação e Experimentação

- explorar as potencialidades de timbre, intensidade, altura (agudo, grave, subida e descida) e duração (sons longos e curtos) da voz, de objetos sonoros e de instrumentos musicais.
- improvisar ambientes sonoros para rimas, canções, partituras gráficas e sequências de movimento, selecionando e organizando fontes sonoras diversificadas (corpo, voz, objetos sonoros e instrumentos de percussão).
- decidir sobre a interpretação de uma canção no que se refere a questões de carácter, de estrutura formal, de intensidade e de andamento.
- realizar ações motoras diferenciadas (andar, saltitar, correr, balançar, rodopiar...) e mobilizar diferentes qualidades de movimento como forma de reação ao carácter, ao ritmo (pulsação, andamento, métricas binária e ternária), à intensidade e à organização formal (secções AB, ABA) de uma canção ou de obras musicais gravadas.

Domínio: Expressão Musical - Apropriação da Linguagem Elementar da Música
Subdomínio: Perceção Sonora e Musical

- reconhecer auditivamente sons vocais e corporais, sons do meio ambiente próximo (isolados e simultâneos), sons da natureza e sons instrumentais.
- comentar a música que ouve ou a música que interpreta utilizando vocabulário musical.
- utilizar grafismos não convencionais para identificar, ler ou registar sequências de intensidade, movimentos sonoros e sequências de sons curtos e longos.

Domínio: Expressão Musical - Compreensão das Artes no Contexto
Subdomínio: Culturas Musicais nos Contextos

- utilizar e reconhecer auditivamente um repertório diversificado de canções e de música gravada de diferentes géneros, estilos e culturas, presente em atividades do quotidiano.
- recolher e organizar informação sobre práticas musicais de diferentes culturas e comunicar os resultados dos seus trabalhos de projeto.

Bruno Amaral

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bruno Amaral | Professor

Sérgio Bruno Moreira do Amaral é Mestre em Família e Sistemas Sociais (2004) pela Escola Superior de Altos Estudos do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra e Licenciado em Professores de Educação Musical do Ensino Básico (2001) pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Entre 2001 e 2014 lecionou na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia. Na mesma instituição de ensino foi coordenador da licenciatura em Educação Musical entre os anos 2008 e 2014. Paralelamente à docência no ensino superior lecionou ainda em diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Aveiro, nas respostas sociais de Jardim-de-infância, CATL, e Centro de Dia e nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico na Fundação Salesianos – Colégio de Mogofores-Anadia. Entre agosto de 2012 e janeiro de 2017 foi diretor e editor da publicação online XpressingMusic Portal do Conhecimento Musical (ERC 126558). Neste âmbito foi responsável pela criação do

Canções para o Dia do Pai

Neste ano letivo 2017/2018 optámos por trabalhar as canções: “Pai, És o Meu Melhor Amigo” e “Hoje é o Dia” . Ambas foram exploradas nos contextos de Jardim-de-Infância e 1º ciclo (1º e 2º ano). Os instrumentais das canções para o Dia do Pai podem ser solicitados por e-mail . Pai… és o meu melhor amigo… Pai, ouve bem com atenção Esta pequenina canção. Pai, nela te vou dizer: - Sou feliz por teu filho ser. És o meu melhor amigo, Não saias de ao pé de mim. A minha vida contigo É muito boa, sim, sim, sim! À bola vamos jogar. No jardim podemos passear. Gosto dos mimos que me dás. És o mais bonito dos pais. És o meu melhor amigo, Não saias de ao pé de mim. A minha vida contigo É muito boa, sim, sim, sim! Hoje é o Dia! Hoje é o Dia, O grande dia Que te canto, Pai! Com alegria E toda a magia, O dia corre e vai… Peço-te um beijo Porque gosto de ti. Dou-te outro e desejo Que estejas sempre aqui. Bruno Amaral

Canção: "O Carnaval é uma Festa!" [Jardim-de-Infância e 1º Ciclo]

Tema carnavalesco interpretado pelas turmas dos Jardins-de-Infância públicos do concelho de Anadia. “O Carnaval é uma Festa” também foi trabalhado com turmas do 1º e do 2º ano em algumas escolas do 1º ciclo do ensino básico. O instrumental do tema musical “O Carnaval é uma Festa” poderá ser solicitado por e-mail . Dias de diversão, Dias de faz-de-conta. Com tanta animação Fico com a cabeça tonta. O Carnaval é uma festa Podes pintar-te dos pés até à testa. O Carnaval tem alegria Dançam os pais, os avós e até a tia. Do que me vou vestir Tu não podes saber. É dia de sair, Vou dançar e vou correr. O Carnaval é uma festa Podes pintar-te dos pés até à testa. O Carnaval tem alegria Dançam os pais, os avós e até a tia. Bruno Amaral 2018