Avançar para o conteúdo principal

As aulas de música e o seu contributo para a formação integral de crianças e jovens


Terigi perguntava na sua obra “Artes y Escuela” (1998) por que razão deveríamos incluir ou excluir as artes nos currículos escolares. Nós atrevemo-nos a afunilar a questão para a especificidade da área musical. Concordando com o referido autor também questionamos se a aprendizagem e a vivência artística poderão ser por alguns consideradas um luxo. Nos dias que correm penso que será consensual responder negativamente a esta questão.

Se por um lado, alguns consideram que a aprendizagem musical poderá constituir-se como um importante apoio ao desenvolvimento cognitivo geral, por outro, podemos ser mais ambiciosos e, sem receios assumir que a educação musical faz parte da formação integral de todo e qualquer ser-humano. A Educação Musical nas suas diversas vertentes constitui-se então como um campo da experiência humana ao qual qualquer criança ou jovem deverá ter oportunidade de acesso. Desta forma a Educação Musical deverá assumir-se como uma forma de ensino fundamental e indispensável que deve ter o seu lugar na educação.

Com o projeto “Aulas de Música em Anadia” pretendemos facultar a possibilidade de crianças e jovens aprofundarem os seus conhecimentos musicais em áreas muito específicas. Assim, disponibilizamos aulas de prática de teclado, bateria, formação musical, expressão musical em contexto de jardim-de-infância e flauta de bisel.

Como nos diz Akoschky a música é importante porque ocupa um lugar na história da humanidade. No seguimento desta ideia podemos dizer que a música é um produto e uma criação do homem, que possibilita a transcendência do mesmo. Assim, estando na música a história dos povos, as suas crenças, os seus rituais e seus costumes, esse mesma música, com as suas vozes e os seus instrumentos, retrata-nos e descreve-nos diferentes épocas. Podemos então concordar com a ideia de que a música é memória e viagem pelo tempo reforçando a presença, renovando e revigorando.

Na sua gama de diferenças e semelhanças, a música expressa e comunica, emociona e ensina.

Em suma, aprendemos e ensinamos música porque esta, em comunicação com o corpo, possibilita gestos, movimentos, jogos e a materialização dos sonhos.

Sendo a música detentora de tão rico potencial educativo, formativo e performativo, não será de estranhar que cada vez mais pais façam um esforço por colocar os seus educandos nestas atividades.

No projeto “Aulas de Música em Anadia” ambicionamos ajudar nesta caminhada rumo à construção de melhores e mais completos seres-humanos.

Bruno Amaral 2017

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bruno Amaral | Professor

Sérgio Bruno Moreira do Amaral é Mestre em Família e Sistemas Sociais (2004) pela Escola Superior de Altos Estudos do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra e Licenciado em Professores de Educação Musical do Ensino Básico (2001) pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Entre 2001 e 2014 lecionou na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia. Na mesma instituição de ensino foi coordenador da licenciatura em Educação Musical entre os anos 2008 e 2014. Paralelamente à docência no ensino superior lecionou ainda em diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Aveiro, nas respostas sociais de Jardim-de-infância, CATL, e Centro de Dia e nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico na Fundação Salesianos – Colégio de Mogofores-Anadia. Entre agosto de 2012 e janeiro de 2017 foi diretor e editor da publicação online XpressingMusic Portal do Conhecimento Musical (ERC 126558). Neste âmbito foi responsável pela criação do

Uma Estrela a Brilhar | Canção de Natal

Ainda neste ambiente festivo, com o Natal bem presente no espírito de todos nós, aqui revelo o tema trabalhado com as crianças ao longo das aulas de Expressão Musical do mês de dezembro de 2019. Tendo por base a melodia da canção: "Ding Dong! Merrily On Hight", adaptou-se o poema "Uma Estrela a Brilhar". Uma Estrela a Brilhar… Uma estrela a brilhar Num céu de paz e amor. Ouço os Anjos a cantar Num tom encantador. E os amigos do jardim-de-infância vão chegar, Virados para mim alegres vão cantar Uma canção tão especial Que diz: Já é Natal! Melodia: Ding Dong! Merrily On Hight Letra: Bruno Amaral O Instrumental em MP3 de "Uma estrela a Brilhar" pode ser solicitado por e-mail [sbrunomamaral@gmail.com]

Aulas de Música em Anadia na Feira da Vinha e do Vinho 2019

Foto: Município de Anadia No passado dia 30 de junho, os alunos do projeto “Aulas de Música em Anadia” voltaram a marcar presença na Feira da Vinha e do Vinho  - Anadia Capital do Espumante 2019.  Pelo palco “Sentir Anadia” passaram alunos de Bateria/Percussão e de Prática de Teclado. Aqui fica o alinhamento protagonizado e a referência aos intérpretes de mais um momento de celebração da música e da aprendizagem musical.  - Rock em 12/8 Joaquim Verdade (Bateria); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Teclado)  - Exercício 15 (E. Cebolo) Diogo Silva (Teclado); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Bateria) - Como é bom voltar aqui Bernardo (Bateria); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Teclado) - Can Can (Jacques Offenbach) Constança e Marta (Teclados); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Bateria) - Que belo dia Micael (Bateria); Duarte (Bongós); Afonso Amaral (Baixo sint.); Bruno Amaral (Teclado) - Bom dia Duarte (Bateria); Micael (Bongós);