Terigi perguntava na sua obra “Artes y Escuela” (1998) por que razão deveríamos incluir ou excluir as artes nos currículos escolares. Nós atrevemo-nos a afunilar a questão para a especificidade da área musical. Concordando com o referido autor também questionamos se a aprendizagem e a vivência artística poderão ser por alguns consideradas um luxo. Nos dias que correm penso que será consensual responder negativamente a esta questão.
Se por um lado, alguns consideram que a aprendizagem musical poderá constituir-se como um importante apoio ao desenvolvimento cognitivo geral, por outro, podemos ser mais ambiciosos e, sem receios assumir que a educação musical faz parte da formação integral de todo e qualquer ser-humano. A Educação Musical nas suas diversas vertentes constitui-se então como um campo da experiência humana ao qual qualquer criança ou jovem deverá ter oportunidade de acesso. Desta forma a Educação Musical deverá assumir-se como uma forma de ensino fundamental e indispensável que deve ter o seu lugar na educação.
Com o projeto “Aulas de Música em Anadia” pretendemos facultar a possibilidade de crianças e jovens aprofundarem os seus conhecimentos musicais em áreas muito específicas. Assim, disponibilizamos aulas de prática de teclado, bateria, formação musical, expressão musical em contexto de jardim-de-infância e flauta de bisel.
Como nos diz Akoschky a música é importante porque ocupa um lugar na história da humanidade. No seguimento desta ideia podemos dizer que a música é um produto e uma criação do homem, que possibilita a transcendência do mesmo. Assim, estando na música a história dos povos, as suas crenças, os seus rituais e seus costumes, esse mesma música, com as suas vozes e os seus instrumentos, retrata-nos e descreve-nos diferentes épocas. Podemos então concordar com a ideia de que a música é memória e viagem pelo tempo reforçando a presença, renovando e revigorando.
Na sua gama de diferenças e semelhanças, a música expressa e comunica, emociona e ensina.
Em suma, aprendemos e ensinamos música porque esta, em comunicação com o corpo, possibilita gestos, movimentos, jogos e a materialização dos sonhos.
Sendo a música detentora de tão rico potencial educativo, formativo e performativo, não será de estranhar que cada vez mais pais façam um esforço por colocar os seus educandos nestas atividades.
No projeto “Aulas de Música em Anadia” ambicionamos ajudar nesta caminhada rumo à construção de melhores e mais completos seres-humanos.
Bruno Amaral 2017
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